Sábado, 30 de junho, foi a festa junina na escola do João. Mas, para mim, foi mais que isso. Foi pensar que acertei (pelo menos desta vez) em ter tido um pouco de paciência em relação à timidez dele. Esse foi o primeiro evento que o João realmente participou na escola. Todas as outras vezes eu voltava frustrada mas soltava um "tudo bem, filho, quando você quiser, numa outra festinha, você dança, tá?", mas, no fundo, ficava chateada. Resolvi respeitar. Achei que o melhor seria não forçá-lo nunca. Isso não quer dizer que eu não incentivava, muito pelo contrário. Acho que deu certo. Foi um processo dele mesmo. E ele adorou, dançou, bateu palmas, riu, se divertiu, estava realmente feliz e confortável (a pior coisa para um tímido é se sentir desconfortável numa situação). E eu, toda orgulhosa, voltei para casa com um belo sorriso no coração só de imaginar que talvez eu tenha acertado em uma situaçãozinha complicada na vidinha dele.
A timidez é normal, sim! Basta analisar, perceber, entender, tentar ajudar.
12 comentários:
Oi, Ana, achei seu blog pelo Mundo Crescer e adorei!
Saiba que essa timidez dos pequenos, se nós, pais, ajudarmos, passa.
Meu filho era super-tímido quando tinha 2, 3 anos, mas com nosso apoio, melhorou muito. Lembro dele também não dançar nas festas da escola e eu ficar chateada... Hoje, com 8 anos, ele é outro! Deu um show na festa junina e é super querido pelos amigos. Falante, nem parece que era encabulado! Ele achou um jeito próprio de superar sua tmidez: fazer graça. Faz tanta palhaçada, os amigos riem e adoram, e ele não se sente excluído. Bem,foi a maneira que ele próprio encontrou para que rissem dele apenas quando ele quisesse!
Bjs
Eu fui uma criança tímida. Quero dizer... Eu era romanticamente tímido. MInha primeira paixão se chamava Elaine, ainda na afabetização. Passei o ano todo platonicamente apaixonado e no fim do ano, numa daquelas festinhas fofolinas de crianças de cinco, seis anos, eu consegui tirar uma foto ao lado dela. Guardei aquela imagem com o maior carinho e acho que a tenho até hoje. No ano seguinte, eu fui pra outra escola e vivi outra paixão platônica.
Timidez é normal. EM algum momento, na soma de um monte de experiências, eu deixei meus medos de lado e me joguei. E, pense bem, seu filhote fez isso com três anos. Eu devo ter feito com uns oito ou nove. Ele já está no lucro!!! :o)
Vim te conhecer através do blog Crescer.... mto me chamou atenção em primeiro lugar foi o nome do seu filhote... lindooooo por sinal, João Marcelo, nome do meu filho tb...hehe
Meu João Marcelo ainda não está na escola, estou pretendendo colocá-lo ano que vem quando terá 2 anos completos já... mas isso vai me dando uma pontinha de apreensão... é normal?
Beijinhos linda!
Olá,xará!!!rsrsrs...
tb te achei atraves da Crescer!muito legal seu cantinho!!! meu filhote tem 1 ano meio, e as vezes percebo que ele fica muito envergonhado em certas situações,como por exemplo ele conhece um coleguinha da idade dele, ele abaixa a cabeça, sorri tod desconfiado e se esconde nas minhas pernas!!! ma sdepois ele vai se soltando... não sei se é so um comportamento da idade,ou se de fato ele vai ser tímido...eu era bastante tímida na minha infância e isso era muito sofrido p mim...lembro q n participava de eventos q morria de vontade por pura vergonha,as proprias quadrilhas juninas por exemplo..era um sofrimento,mas morria de vontade...espero q ele seja mais desinibido ..será q é hereditario???xiii,ai ja e outro assunto p discutir,rsrsrs...beijokas p vcs!!!
Oi, Evellyn,
Obrigada por visitar meu blog e pelo comentário. É bem por aí: mãe tem que ter paciência, seja qual for a situação, né?
Bjs
Oi, Alexandre.
Obrigada pela visita ao meu blog.
Adorei seu comentário. Acho que todos nós, no fundo, já passamos por algum momento de timidez em nossas vidas.
Bj
Oi, Daniela,
Obrigada por visitar o meu blog (do João, na verdade!). Quanto à sua pergunta sobre a escola. Fique tranqüila, o João já estará com 2 aninhos, né? O fundamental é você escolher uma escola em que confie e tenha indicações. Se ele vai chorar? Vai, nos primeiros dias. Depois fica tudo bem. E eles adoram! Ficam mais espertos, ganham amigos. É uma delícia!
Beijinho
Oi, Ana, xará.
Obrigada pela visita ao meu cantinho na web.
Olha, essa história de timidez é um tanto complexa. Alguns estudos dizem que a timidez está no gene, mas eu gosto da idéia de que cada um tem sua personalidade, sua forma de se relacionar com o mundo. É muito comum os pequenos serem tímidos. O que você disse sobre seu pequeno abaixar a cabeça mediante um coleguinha é muito engraçado. O João era exatamente assim. Ele virava o rosto, ficava superdesconcertado. O importante é a gente respeitar esse momento deles, analisar e tentar ajudar.
Beijinho
Oi Ana!!
Também te conheci através do "Mundo Crescer" e acho ótimo poder compartilhar com alguém na mesma experiência nossos "anseios" de mãe. Meu filho, Miguel, tem 6 anos e também é tímido. Mas posso dizer que hoje é bem menos do que aos 2 ou 3. Já venceu muitos "obstáculos", sobretudo esse ano quando estava orgulhoso por completar 6 anos, se achando um mocinho!! Tenho certeza que o João também irá "vencer" os obstáculos impostos pela timidez. Eles vão crescendo e ficando mais seguros, ainda mais quando são apoiados pelos pais... Eu também já fiquei chateada por diversas vezes, quando queria que ele participasse de brincadeiras em festinhas de aniversário e ele vinha com aqueles olhinhos brilhando que pareciam estampar a frase "mamãe, me tira dessa"... Mas eu também fui uma criança tímida e tenho que entendê-lo, né? Mas como sempre costumo dizer: filho é uma delícia, e a cada dia fica mais fácil cuidar deles, cada dia fazem uma nova descoberta, cada dia uma alegria!! Parabéns pelo seu blog, pelo seu amor de mãe, e por seu lindo João Marcelo!!
Um beijo!
Rosana
Oi, Rosana.
Muito obrigada pela visita ao blog e por suas lindas palavras.
É muito bacana essa troca de experiências.
Um beijinho
Ana
Oi,tenho dois lindos filhos (gêmeos)um é desinibido mas também já passou por eesa fasede timidez ,mas com o LUCAS estou ficando preocupada ele não era tímido,só que desde um tempo ele tornou um menino encabulado.QUANDO levo para escola que fica perto de minha casa e vou sempre caminhando com eles ,ele desvia sempre que ver uma pessoa chega abaixar a cabeça e andar rápido.Até na saída se ver uma mãe de um colega ou uma pessoa que passa por e mi cumprimenta ele logo muda e se obrigo a cumprimentar ele começa a chorar.Sei que estou errrada em faze-lo cumprimentar as pessoas .O QUE FZER ,POIS ESSA ATITUDE DELE ESTÁ ME TIRANDO O SONO
Oi,tenho dois lindos filhos (gêmeos)um é desinibido mas também já passou por eesa fasede timidez ,mas com o LUCAS estou ficando preocupada ele não era tímido,só que desde um tempo ele tornou um menino encabulado.QUANDO levo para escola que fica perto de minha casa e vou sempre caminhando com eles ,ele desvia sempre que ver uma pessoa chega abaixar a cabeça e andar rápido.Até na saída se ver uma mãe de um colega ou uma pessoa que passa por e mi cumprimenta ele logo muda e se obrigo a cumprimentar ele começa a chorar.Sei que estou errrada em faze-lo cumprimentar as pessoas .O QUE FZER ,POIS ESSA ATITUDE DELE ESTÁ ME TIRANDO O SONO
Postar um comentário